Excitado

Aprendi a respeitar as escolhas dos colegas ao revisar seus trabalhos. Mas não consigo me conter quando vejo as palavras excitado/excitar e suas variantes. Chame-me de puritana, mas não gosto desses termos. Acho que, em português, eles têm uma conotação bem diferente do inglês excite (excited/exciting). O dicionário Oxford (http://www.askoxford.com/concise_oed/excite?view=uk) registra o seguinte para o termo em inglês:

1.cause strong feelings of enthusiasm and eagerness in. 2 arouse sexually. 3 give rise to (a feeling or reaction). 4 produce a state of increased energy or activity in (a physical or biological system).

São quatro acepções, apenas a segunda tem conotação sexual. Ao longo dos anos, vejo que o significado 1 é muito mais frequente. Por isso, a não ser que o contexto seja sexual, sempre troco excitado por animado. OK, o termo em português não é exato na intensidade do sentimento ou sensação, mas considero bem mais adequado.

3 Comentários

Arquivado em Revisão

3 Respostas para “Excitado

  1. Priscila

    Realmente, eu também troco, e nem é tanto por puritanismo, mas essa palavra já recebeu uma conotação sexual pelo seu uso no dia-a-dia!

  2. Eu também não gosto de usar “excitação” em português pela conotação sexual. Geralmente uso “agitação” ou “empolgação” (se for mais informal), mas já tive usar a tal palavrinha quando traduzi uma lista de estados mentais e não dava para usar “agitação” porque “agitation” era um dos estados.

  3. Lilian

    kkk já tinha lido este post mas na hora não tive tempo de comentar. Gostei da sua troca. Acho q nunca peguei excitado e variantes em textos. Descobri que alemães tb veem essa palavra no sentido sexual, ou pelo menos o alemão q eu conheço haha

Deixe um comentário

