Trabalhar em casa

Um aspecto básico da profissão sobre o qual ninguém fala é como trabalhar bem em casa.

Muita gente, das mais variadas profissões, opta por trabalhar no conforto do seu lar, especialmente em grandes cidades como São Paulo, onde perder 2 horas de seu dia (e da sua vida) em trânsito é perfeitamente normal (e um desperdício, a não ser que você não fique enjoado de ler no ônibus, metrô, ou tenha concentração suficiente para interromper a leitura toda vez que o farol abre, no carro).

O home office é algo cada vez mais comum na vida do tradutor. Por isso, dou umas dicas abaixo para trabalhar bem em casa.

1. Estabeleça o seu horário de trabalho. É irresistível estourar o “expediente” quando você tem um job e quer adiantá-lo para amanhã começar a happy hour mais cedo. Mas respeite o seu ritmo e o seu corpo. Muitas horas sentado trabalhando faz muito mal para os joelhos, as costas, olhos e até para a cabeça! Além disso, se não tomar cuidado, você acaba se privando do lazer e de outras atividades que são básicas na vida, né!

2. Delimite o seu espaço de trabalho. Nada de sentar na cama ou no sofá para trabalhar ou levar o notebook para a cozinha. Arranje um espaço para trabalhar, até mesmo para criar uma parede mental para separar o trabalho do resto do seu dia.

3. Organize o seu espaço de trabalho. Deixe dicionários, gramáticas, pastas de modelos, livros de consulta por perto, para não perder tempo procurando desesperadamente quando precisar deles.

3. Tire esse pijama! OK, é sonho de consumo de muitos trabalhar de pijama. Mas, vamos lá, um dia ou outro, tudo bem. Agora, todos os dias? Eu, pelo menos, sinto uma preguiça imensa se fico de pijama. Não consigo trabalhar assim, não me levo muito a sério de pijama rs.

4. Não é porque você está em casa, que vai assaltar a geladeira ou dar uma olhada na programação da TV a cada meia hora. Tente fazer o seguinte esquema: a cada 1 hora de trabalho, 10 minutos de descanso. É bom, porque você não se levanta da cadeira a todo momento, o trabalho rende e ainda dá uma esticada nas pernas.

5. Comer na hora que dá: não caia nessa roubada. Eu almoço todos os dias mais ou menos no mesmo horário. Se tenho um trabalho para logo, excepcionalmente atraso um pouco minha refeição. Quando tenho muita coisa para fazer, almoço, dou um tempinho e volto para o computador. Só não dá para ficar sem se alimentar, pois, como dizem os antigos, saco vazio não para em pé.

6. Se mora com alguém, converse com a pessoa e diga que você não deve ser interrompido por besteira (use uma palavra mais suave hahaha) durante as horas de trabalho. Caso contrário, não reclame se seu irmão parar do seu lado no meio do dia e começar a contar sobre a balada do final de semana.

É isso. Trabalhar em casa exige, sim, um pouco de disciplina. Mas, com o tempo, você mesmo vai descobrir táticas que funcionam melhor no seu caso.

E se você tem alguma dica ou sugestão, compartilhe com a gente!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Profissão de tradutor

3 Respostas para “Trabalhar em casa

  1. Algumas coisas que funcionam comigo…
    1. regra dos 4 minutos: tudo que puder ser realizado em menos de 4 minutos deve ser feito: responder um email, ligar para um cliente…
    2. caixa de entrada vazia – acostume-se a ler, responder, resolver… e tirar os emails da caixa de entrada – ou você vai acabar se perdendo no meio de tanta coisa
    3. sistema de tarefas ABC123 – categorize o que tem de ser feito em A, B C… (precisa ser feito, pode ser postergado, opcional) e dentro das letras em 123 (primeira, segunda terceira)… sempre olhe dentro da sua categoria A antes de dizer que dá pra fazer aquele serviço pra ontem…

    4. Rotina… Rotina… Burocracia: certas coisas tem de ser feitas… como anotar os gastos, as cobranças, organizar os contratos, responder emails… reserve uma parte do dia pra isso – ou daqui a pouco você vai descobrir que está trabalhando de graça para alguem. também gosto de me vestir como se fosse trabalhar no escritório – e cumprir horário (isso é difícil do pessoal da casa e dos clientes entenderem – mas evito atender clientes em horario de almoço e após as 18 – até deixo claro no telefone quando eles ligam fora do horário – o mesmo para o pessoal de casa… não , eu não posso ir no mercado agora)

    5. Tenha uma lista NOT TO DO – como não entrar no face, começar conversas no msn, comer muito… trabalhar de pijama…

  2. Com certeza, na nossa casa acontece de tudo: mãe falando, cachorro latindo e pedindo para brincar, a tv chama, enfim, um ambiente caótico e vc com um job grande. E conheço mesmo milhares de pessoas que tem como sonho de consumo trabalhar de pijamas hahahaha… Ótimas dicas, e, realmente, disciplina é tudo!

    Bjos!

  3. Disciplina é a chave de tudo. Uma outra coisa importante a ser planejada é o período de férias. Sim, porque todo mundo quer a parte boa de trabalhar em casa, que é não ter horário fixo, mas ninguém quer a parte ruim, que é não ter um salário fixo, o que significa não ter 13o nem férias remuneradas. Programar-se e guardar um dinheirinho para essas ocasiões e também para imprevistos é fundamental.
    Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s